segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Os melhores animais de estimação para as crianças !!!


       Mais tarde ou mais cedo, o seu filho(a) irá pedir-lhe, incessantemente, um animal de estimação e, mais tarde ou mais cedo, você irá ceder! Antes de embarcar nessa aventura animal, pese bem que tipo de bicharada quer trazer para casa, ou seja, quanto espaço precisa, que atenção diária requer, quais os custos envolvidos, se combina com a personalidade e temperamento da criança… A ideia é manter a fascinação da pequenada pelo mundo animal, por isso, faça uma escolha consciente. 

Cães



          Os melhores amigos dos homens também procuram um bom amigo nas crianças e porque precisam de afetos e brincadeiras, a combinação canina-pequenada costuma resultar muito bem! Os meninos são, por norma, mais adeptos dos cães e é importante adequar o tamanho do animal ao tamanho da criança! No entanto, os cães são animais de estimação que requerem muitos cuidados, ou seja, para além de espaço físico, necessitam de muita atenção diária (treinar, dar de comer, levar à rua, dar banho, escovar…). Por outro lado, cuidar de um cão é uma excelente forma de ensinar às crianças conceitos importantes como a responsabilidade e a dedicação. 

Gatos



       Que criança não gosta de uma adorável bola de pelo que está sempre pronta para dar e receber miminhos? Dada a sua natureza calma, os gatos são animais perfeitos para as crianças, sendo normalmente mais apreciados pelas meninas do que pelos meninos. Animal caseiro por excelência, os gatos vivem muitos anos e mais ainda se viverem sempre dentro de casa. Há que ter apenas atenção a crianças que possam sofrer de alergias e daqueles miúdos muito ativos que não terão “paciência” para um animal tão independente e sossegado… e que pode retaliar com desagradáveis arranhões!  

Peixes



      Um excelente animal doméstico para crianças que nunca tiveram nenhum ou então para miúdos muito novos, os peixes não dão praticamente trabalho nenhum, são bonitos de se ver e duram muitos anos. Para além disso, pode-se acrescentar novos peixes ou acessórios ao aquário, assegurando sempre o interesse da criança com estas novidades. É necessário apenas ter o cuidado de limpar o aquário e não deitar comida em excesso – uma das principais causas de morte dos “peixinhos domésticos”. 

Pássaros



      Embora coloridos, sonoros e ativos, o facto de os pássaros viverem dentro de gaiolas, torna-os mais fáceis de cuidar, mas menos interativos. Os pássaros são uma boa opção para crianças que são realmente apaixonadas por animais e que terão gosto em observar e, eventualmente, treiná-los. A limpeza da gaiola e a manutenção de água e comida fresca são tarefas de relativamente fácil execução e com as quais a criança até pode ajudar. Porém, é importante perceber se esta será uma novidade rapidamente esquecida, até porque as aves domésticas duram muitos anos, o que requer um compromisso a longo prazo.

Coelhos



      Pode parecer uma opção descabida, mas até não é, principalmente se vive numa casa ou quinta com agradáveis espaços exteriores. A atração entre crianças e coelhos é inexplicável e instantânea mas, apesar destes animais gostarem muito de saltar e correr, são extremamente delicados. A forma como se pega e se brinca com este animal tem de ser muito cautelosa, até porque eles são roedores natos. Adicionalmente, os coelhos requerem algum tempo passado fora da sua gaiola todos os dias… para poder esticar as patas! Não é um animal de estimação para todos, mas quem tem não quer outra coisa.

Hamsters



        Estes ou outros pequenos roedores – caso do gerbilo, porquinho-da-índia ou até mesmo ratinhos domésticos – são uma boa experiência pré-cão ou gato. Porquê? Porque são pequenos e estão confinados a uma gaiola, sem deixar de ser interativos e brincalhões! Os maiores cuidados a ter prendem-se com a limpeza da gaiola, com o seu manuseamento (são sensíveis ao toque) e certificar que o hamster não foge, algo que normalmente aproveitam à primeira oportunidade! Os hamsters têm ainda uma particularidade, sendo animais noctívagos, estão normalmente despertos de noite e a dormir durante o dia; no entanto, muitos hamsters acabam por se adaptar ao ambiente e aos hábitos da família.

Colônia de formigas



      Não é bem um animal de estimação, mas são muitos… e felizmente estão confinados a um recipiente seguro, que não traz consigo grandes preocupações. Por outro lado, uma colônia de formigas pode ser uma enorme fonte de entretenimento e de aprendizagem para as crianças – mais os meninos do que as meninas – principalmente para aquelas que mostram particular interesse na área das ciências. Cuidado apenas com a localização da colônia, para evitar quedas… e formigas por todo o lado!

Répteis



         Regra geral, não se recomenda que crianças com 5 anos ou menos tenham um réptil como animal de estimação, ou seja, iguanas, tartarugas, cobras, lagartos e lagartixas são portadores naturais da bactéria salmonela que é facilmente transmitida ao homem, provocando doenças. Para além de requererem muitos cuidados, alguns dos quais bastante específicos, os répteis não são animais que gostem de ser pegados e abraçados, aliás dispensam qualquer tipo de brincadeira. Adicionalmente, são animais que têm uma esperança de vida bastante longa, requerendo uma devoção a longo prazo e, preferencialmente, por pessoas mais velhas que possam apreciar devidamente a espécie.

10 Mandamentos Caninos !!!


















Resultado de imagem para coisais importante sobre animais de estimação
Resultado de imagem para coisais importante sobre animais de estimação

O que é preciso saber antes de ter um animal de estimação?


          É muito difícil resistir a um animal de estimação. E, quando você é adolescente, ainda mais! Não é? Mas, antes de decidir integrar mais um membro a sua família, é preciso pensar bastante. “A primeira coisa que tem de vir a cabeça é a posse consciente. Tem de saber que esse animal pode viver 10, 15 anos, e não pode, de maneira nenhuma, ser abandonado”, afirma o veterinário Rubem Bittencourt.


        O segundo passo é escolher que animal a família vai acolher: Um cachorro? Um gato? Um peixinho? Se for um cachorro, qual a raça? “É importante escolher a raça de acordo com a possibilidade da família. Precisa prestar atenção ao tamanho do apartamento”, afirma Rubem.
Na hora de escolher o bichinho, também é importante lembrar que existem várias ONGs de adoção de animais. Além de sair mais barato, quem adota ainda tira um bichinho da rua!
Com o animal já instalado em casa, é importante dividir as tarefas. Se o animal for só seu, nada de deixar o cocô para seus pais limparem! Lembre-se que foi uma responsabilidade que você quis assumir e é uma experiência positiva, que fará você amadurecer.
Peça ajuda aos seus pais na hora de educar o bichinho. Onde ele vai poder comer? Onde vai ficar o "chiqueirinho" dele? Seus pais vão deixar o bichinho dormir na sua cama? Quem vai comprar as coisas do animal? O dinheiro vai sair da sua mesada? E se ele ficar doente? É bom deixar essas questões bem claras para evitar dores de cabeça no futuro.
É bom saber ainda que seu bichinho pode morrer antes do que você imaginava, e muito provavelmente antes de você. O tempo de vida deles é bem inferior ao nosso. Será uma experiência difícil, mas, com certeza, todo o amor dado por seu bichinho vai valer à pena!


 
 Confira os cuidados que precisam ser tomados com cachorros:
- O cachorrinho já pode ir para sua casa a partir dos 45 dias.
- É preciso dar 3 doses de vermífugo (remédio contra vermes) e 3 doses de vacinas tríplice e uma dose de antirrábica. Procure um veterinário para mais informações.
- Se você não planeja filhotinhos, castre seu animal antes do primeiro cio. Assim, você evita que no futuro o bichinho desenvolva tumores.
- Procure dar uma ração de boa qualidade e sempre deixe água fresca à disposição.
- Delimite o local onde seu cachorrinho vai fazer cocô e xixi, coloque um jornal e mostre para ele. Se o cãozinho insistir em fazer em outros locais, você pode usar produtos adestradores como o pipidog.
- Adestre seu cãozinho desde filhote. Mostre para ele o que é certo e errado. Senão, ele vai acabar pulando em todo mundo que chega em casa e ficar latindo o dia inteiro!
- Não se esqueça de passear com o cachorro uma vez por dia! Ele fica mais relaxado e você ainda faz um exercício. E não se esqueça de levar um saco plástico se ele deixar alguma surpresinha no meio do caminho...
- Dê banho no seu cachorrinho, pelo menos, a cada duas semanas. Não tem coisa mais gostosa que cachorro limpinho e cheiroso

Agora, preste atenção nas dicas para cuidar de gatos:
- Assim como os cães, um gatinho deve pode ir para sua casa a partir dos 45 dias.
- É preciso dar 3 doses de vermífugo (remédio contra vermes) e 3 doses de vacinas tríplice e uma dose de antirrábica. Procure um veterinário para mais informações.
- Como os gatos são muito curiosos, é importante que sua casa ou apartamento tenha telas nas janelas. Assim, você o protege de possíveis fugas.
- Se você não planeja filhotinhos, castre seu animal antes do primeiro cio. Assim, você evita que no futuro o bichinho desenvolva tumores.
- Procure dar uma ração de boa qualidade e sempre deixe água fresca à disposição.
- Gatos fazem xixi e cocô em uma caixinha de areia. É super fácil de encontrar em pet shops e deve ser trocada, de preferência, toda semana para evitar mal-cheiro.
- Penteie seu gato regularmente. Assim, ele vai soltar menos pelos pela casa!
- Uma vez por semana, dê uma alimentação úmida específica para gatos. Como eles se lambem muito (é assim que eles tomam banho!), engolem muito pelo e esse tipo de alimentação os elimina.



domingo, 25 de setembro de 2016

Conheçam AVA MT Associação Mato-Grossense Voz Animal

AVA-MT

Fundada em 2003 a Associação Mato-Grossense Voz Animal é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, que atua em Cuiabá e Várzea Grande, destinada a conscientização e proteção aos animais, ao meio ambiente e no amparo de animais abandonados ou vítimas de maus tratos.

Buscando, acima de tudo, inseri-los em um novo lar.

 Site:  www.avamt.org.br 

Procedimento para Adoção


O procedimento de adoção requer do candidato:

Planejamento e reflexão:
- O compromisso com o animal é para toda a vida do mesmo ( 10 - 20 anos ).
- Animais de estimação não são brinquedos.
- Os mesmos exigem tempo e dedicação, inclusive financeira com despesas regulares ( ração, vacinação, vermifurgação ,  etc... ) e eventuais ( doenças ).

Após, caso persista na nobre decisão, siga o seguinte fluxo:
1) Leitura da proposta de Adoção Responsável ( clique aqui );
2) Visita previamente agendada ao abrigo ( preferencialmente aos sábados à tarde );
3) Preenchimento da Ficha de Cadastro ( clique aqui );
4) Visita de um voluntário da AVA e vistoria do local onde o animal será criado;
5) Apenas após aprovada a vistoria você recebe a posse do animal.

Além disso, atentar para:
- Preferencialmente o local de moradia do interessado deve ser em Cuiabá/Várzea Grande para permitir a visita de inspeção.
- É necessário ter no mínimo 18 anos para ser responsável legal pela adoção.
- Todos os animais serão doados castrados, vacinados e vermifugados.

A burocracia é necessária para atendermos as legislações vigentes em relação a posse do animal, bem como resgardar os mesmos de pessoas mau intencionadas.

Não Compre, Adotar e Gratis !!!

O Procure 1 Amigo é um site SEM FINS LUCRATIVOS composto por ONGs e Voluntários Protetores que atuam na defesa e bem estar animal com foco em CÃES e GATOS.

Nosso objetivo é facilitar a difícil rotina dos vários Abrigos de nosso país, atuando como apoio logístico e fornecendo-lhes ferramentas de amparo tais como:

- Exposição dos Animais de sua Cidade, facilitando a Adoção ou Encontro de Animais Perdidos CÃES e GATOS.

- Divulgação de Notícias e Eventos da Cidade lançados pelos Abrigos ou Protetores.

- Implantação de Sistema de Captação de Recursos para as ONGs com geração e emissão de Boletos Bancários em forma de Carnet para auxílio das diversas despesas operacionais mensais dos Abrigos.

Atuando junto aos Abrigos e Entidades da área desde 2005 contamos com o apoio de várias ONGs, Poder Público e veículos de mídia, além de empresas parceiras incluindo redes de TV e personalidades.

Com o apoio de todos trabalharemos para diminuir o sofrimento animal servindo de complemento para os protetores.

O Procure 1 Amigo vem para somar aos abrigos e protetores, respeitando e mantendo a individualidade de cada um.

Se você protetor ainda não está cadastrado em nosso site, Cadastre-se.

Se sua ONG já tem ou não Site, entre em contato conosco que integraremos e divulgaremos a mesma.

Todo nosso trabalho é feito de forma gratuita e 100% transparente. Nosso projeto é de domínio público sem fins lucrativos e com a finalidade de servir ao bem estar animal.


Acessem o site e coloque a cidade para encontrar o seu melhor amigo !!

www.procure1amigo.com.br