segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O que é preciso saber antes de ter um animal de estimação?


          É muito difícil resistir a um animal de estimação. E, quando você é adolescente, ainda mais! Não é? Mas, antes de decidir integrar mais um membro a sua família, é preciso pensar bastante. “A primeira coisa que tem de vir a cabeça é a posse consciente. Tem de saber que esse animal pode viver 10, 15 anos, e não pode, de maneira nenhuma, ser abandonado”, afirma o veterinário Rubem Bittencourt.


        O segundo passo é escolher que animal a família vai acolher: Um cachorro? Um gato? Um peixinho? Se for um cachorro, qual a raça? “É importante escolher a raça de acordo com a possibilidade da família. Precisa prestar atenção ao tamanho do apartamento”, afirma Rubem.
Na hora de escolher o bichinho, também é importante lembrar que existem várias ONGs de adoção de animais. Além de sair mais barato, quem adota ainda tira um bichinho da rua!
Com o animal já instalado em casa, é importante dividir as tarefas. Se o animal for só seu, nada de deixar o cocô para seus pais limparem! Lembre-se que foi uma responsabilidade que você quis assumir e é uma experiência positiva, que fará você amadurecer.
Peça ajuda aos seus pais na hora de educar o bichinho. Onde ele vai poder comer? Onde vai ficar o "chiqueirinho" dele? Seus pais vão deixar o bichinho dormir na sua cama? Quem vai comprar as coisas do animal? O dinheiro vai sair da sua mesada? E se ele ficar doente? É bom deixar essas questões bem claras para evitar dores de cabeça no futuro.
É bom saber ainda que seu bichinho pode morrer antes do que você imaginava, e muito provavelmente antes de você. O tempo de vida deles é bem inferior ao nosso. Será uma experiência difícil, mas, com certeza, todo o amor dado por seu bichinho vai valer à pena!


 
 Confira os cuidados que precisam ser tomados com cachorros:
- O cachorrinho já pode ir para sua casa a partir dos 45 dias.
- É preciso dar 3 doses de vermífugo (remédio contra vermes) e 3 doses de vacinas tríplice e uma dose de antirrábica. Procure um veterinário para mais informações.
- Se você não planeja filhotinhos, castre seu animal antes do primeiro cio. Assim, você evita que no futuro o bichinho desenvolva tumores.
- Procure dar uma ração de boa qualidade e sempre deixe água fresca à disposição.
- Delimite o local onde seu cachorrinho vai fazer cocô e xixi, coloque um jornal e mostre para ele. Se o cãozinho insistir em fazer em outros locais, você pode usar produtos adestradores como o pipidog.
- Adestre seu cãozinho desde filhote. Mostre para ele o que é certo e errado. Senão, ele vai acabar pulando em todo mundo que chega em casa e ficar latindo o dia inteiro!
- Não se esqueça de passear com o cachorro uma vez por dia! Ele fica mais relaxado e você ainda faz um exercício. E não se esqueça de levar um saco plástico se ele deixar alguma surpresinha no meio do caminho...
- Dê banho no seu cachorrinho, pelo menos, a cada duas semanas. Não tem coisa mais gostosa que cachorro limpinho e cheiroso

Agora, preste atenção nas dicas para cuidar de gatos:
- Assim como os cães, um gatinho deve pode ir para sua casa a partir dos 45 dias.
- É preciso dar 3 doses de vermífugo (remédio contra vermes) e 3 doses de vacinas tríplice e uma dose de antirrábica. Procure um veterinário para mais informações.
- Como os gatos são muito curiosos, é importante que sua casa ou apartamento tenha telas nas janelas. Assim, você o protege de possíveis fugas.
- Se você não planeja filhotinhos, castre seu animal antes do primeiro cio. Assim, você evita que no futuro o bichinho desenvolva tumores.
- Procure dar uma ração de boa qualidade e sempre deixe água fresca à disposição.
- Gatos fazem xixi e cocô em uma caixinha de areia. É super fácil de encontrar em pet shops e deve ser trocada, de preferência, toda semana para evitar mal-cheiro.
- Penteie seu gato regularmente. Assim, ele vai soltar menos pelos pela casa!
- Uma vez por semana, dê uma alimentação úmida específica para gatos. Como eles se lambem muito (é assim que eles tomam banho!), engolem muito pelo e esse tipo de alimentação os elimina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário