sábado, 13 de junho de 2015

Métodos Contraceptivos para Cadelas e Gatas !!!


Com grande frequência pessoas me fazem perguntas do tipo: 
- Com que idade eu posso aplicar injeção na minha cadela (ou gata) para ela "não pegar cria"  "não emprenhar" ou "não engravidar"?

Ou

- Minha cadela (ou gata) teve filhote há "tantos dias" quando eu posso aplicar injeção para ela...?

Infelizmente o uso de anticoncepcionais é uma prática comum, e,  para a maioria dos proprietários, é uma medida  "barata", cômoda e segura, porém na realidade não é bem assim!

Os anticoncepcionais são encontrados no mercado pet, principalmente na forma de comprimidos ou, mais freqüentemente, injetáveis, estes chamados de "vacinas" pelos proprietários. Geralmente são comercializados sem prescrição, e aplicados por balconistas ou pessoas sem nenhuma capacitação. E o barato sai caro!

O que muitas pessoas não sabem, é que há um período "adequado" para a aplicação (entendam, mesmo no período "adequado" há sérios riscos para a saúde de seu animal), e a definição desta etapa, nem sempre é tão fácil de ser definida, especialmente em gatas. Não raramente, as pessoas aplicam estes produtos quando o animal já se apresenta em cio, fase na qual a efetividade é bastante limitada e sua ação danosa se torna mais grave. Em gatas, muitas vezes, a aplicação é realizada quando estas já se encontram prenhes, e em praticamente na totalidade dos casos, ocorre à morte dos fetos e o desenvolvimento de infecções o que pode inclusive ocasionar a morte do animal.

São também comuns os problemas relacionados ao desenvolvimento de tumores, diabetes, obesidade dentre outras decorrentes do uso dos anticoncepcionais.

Por estas e outras razões que vivencio no dia-a-dia da clínica é que a minha resposta para as perguntas citadas no início deste post é sempre: NUNCA!

Mas então, se não posso aplicar anticoncepcional, como evitar uma cria indesejada?

A forma mais  eficiente para se evitar todos estes inconveniente é a castração. Compreendo o temor de muitos proprietários, afinal todo procedimento cirúrgico tem certo risco, porém, as vantagens são inúmeras, e o risco, apesar de existir, é mínimo.

Dentre as muitas vantagens oferecidas pela castração temos:

- Quando realizada antes do primeiro cio, há redução em torno de 98% do risco de desenvolvimento de tumores de mama;

- Redução dos riscos de infecções de útero;

- Eliminação do risco de transmissão de doenças por via venérea;

- Inibição de comportamento de cio (vocalização, em especial nas gatas).

Há ainda o mito de que animais castrados engordam. Fato: isto pode ocorrer, porém este problema pode ser prevenindo com atividade física e controle de alimentação.

Quanto à idade ideal para a realização do procedimento, recomenda-se que seja realizado, preferencialmente, entre 5 e 6 meses de idade, podendo, no entanto, pode ser realizado a qualquer tempo após este período, principalmente, em função do desaconselhamento de gestação em animais  com mais de 8 anos, porém, os benefício são mais evidentes se o procedimento for realizado antes do primeiro cio.

Portanto, a castração é uma medida que oferece grandes vantagens para a saúde e para o bem-estar de seu animal. 

Pense nisto, e, em caso de dúvida, procure um médico veterinário de sua confiança.







Nenhum comentário:

Postar um comentário